quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O QUE VOCÊ ESPERA EM DEUS PELA FÉ?

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” 
(Hebreus 11.1)

Resultado de imagemO que sua fé te leva a esperar com perseverança e esperança de que a promessa Divina se cumprirá no futuro? Onde está sua esperança? A fé tem sido usada pela maioria, meramente como meio de concretização das aspirações terrenas. Assim é o entendimento atual sobre a fé: Está desempregado? Pela fé Deus te dará o melhor emprego! Está sem moradia? Pela fé o Senhor te entregará uma casa! Estás enfermo? Por meio da fé o Médico dos médicos vai te curar! Pela fé se espera que todos os problemas sejam solucionados nesta terra. E não somente isso, pela fé se espera que nossos desejos mais supérfluos e nossas vis ambições sejam atendidas por Deus.
            O evangelicalismo atual olha para Hebreus 11.1, e reduz o entendimento do que sejam estas “coisas que se esperam” às provisões que Deus pode nos dar para sanar nossos problemas mais essenciais a vida nesta terra. Porém o ensinamento Bíblico nos mostra a fé como a esperança certa em coisas muito superiores à aquelas que podemos ter ou perder nesta terra, onde os ladrões escavam e a traça e a ferrugem corroem. 
Atentemos para o que Paulo nos fala em 1ª Coríntios 15.19: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens”. Com certeza temos esperança em Deus no que diz respeito a nossa vida nesta terra, porém nossa esperança, e nossa fé nEle não deve se limitar a apenas estas coisas, elas são as menores e as que tem valor mais desprezível para o Cristão, pois são a elas que a Bíblia se refere quando diz “apenas”, esse tipo de esperança é mesquinha, viver como quem confia em Deus para apenas solucionar os problemas nesta terra, é manter uma fé medíocre, é viver miseravelmente. A fé está atrelada à coisas que se esperam após passarmos por esta terra, não temos aqui lugar para ficar permanentemente (Hebreus 13.14), então o que menos importa é o que podemos receber de Deus nesta terra, são coisas totalmente sem valor no que diz respeito ao verdadeiro sentido da vida.
Assim se esperamos em Cristo a solução para os problemas do aqui e agora, ou se temos esperança de Nele comer do melhor da terra, nos tornamos mais infelizes do que os impíos e incrédulos. Porque em Cristo não temos garantias de felicidade na terra, ou de que nunca teremos problema (a única garantia terrena da parte de Deus é que teremos de fato aflições, tribulações, confira João 16:33), antes temos sim garantia de felicidade eterna após sermos tirados por Ele desta vida passageira.
Concluímos que as tais coisas que se esperam, dizem respeito as promessas do evangelho para a eternidade, e não para o agora. Porque as coisas que Deus pode nos dar (ou não) agora, são por demais pequenas em comparação às promessas do evangelho. Essas coisas são como diz Jesus: as demais coisas (Mateus 6:33), ou seja, são anexos a vida cristã, e não o seu cerne, essência ou objetivo, são as demais, são como qualquer coisa dispensável. Nosso objetivo, meta e esperança é o Reino e a justiça de Deus.
Talvez o que falta a esta geração de cristãos, para que compreendam o verdadeiro sentido da vida cristã é o entendimento da corruptibilidade do ser humano e deste mundo. Assim eles entenderão que no fundo não vale tanto a pena pedir com tanta insistência a Deus por bens materiais, pois são temporários. Não que não possamos pedir, a oração dominical que nosso Senhor nos ensinou nos mostra que podemos pedir pelo pão de cada dia, porém, a experiência do apóstolo Paulo nos mostra que na maioria das vezes já temos o mais importante bem, aquele que é eterno: a graça de Deus (2ª Coríntios 12.7-9).
A nossa verdadeira miséria não é a nossa falta de alimento terreno, ou a falta de coisas desprezíveis como um carro do ano, mas sim o nosso pecado e a corruptibilidade do nosso corpo, pois nascemos, mas voltaremos ao pó. Mas a verdadeira esperança, pela qual esperamos em Cristo nosso Senhor, é a santificação e a vida eterna.

Sola Gratia

Alisson Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário